O que gera engajamento dos clientes nas redes sociais?

Curtidas, comentários, compartilhamentos. Essas são algumas das principais métricas de engajamento nas redes sociais. 

O engajamento é um termo que ganhou muita força de maneira proporcional ao avanço das redes sociais. 

Logo, com cada vez mais usuários ativos em canais como Facebook, Instagram e LinkedIn, consumindo conteúdo a todo momento e interagindo em tempo real, sua empresa precisa encontrar uma maneira de se conectar com eles.

Sob este ponto de vista, seu engajamento nas redes sociais merece uma atenção especial.

Afinal, é com ele que você descobre se está no caminho certo. 

O que é engajamento? 

Em síntese, o engajamento é o resultado da proximidade dos seguidores nas redes sociais com a sua empresa. 

Ele vai muito além das curtidas que o seu negócio consegue no mundo digital. 

Isto é, as empresas que têm engajamento nas redes sociais são aquelas que conseguem envolvimento e interação, criando intimidade e influência. 

Mas para que esse cenário seja alcançado, sua marca precisa participar ativamente dos diálogos nas redes sociais.

Afinal, não existe engajamento sem reconhecer a opinião do público, sem responder comentários e, principalmente, sem oferecer suporte.

Como engajar consumidores nas redes sociais?

Não existe receita mágica. Cada ramo e nicho de atuação é diferente, tendo suas particularidades. 

É difícil estabelecer um passo a passo único, mas por outro lado, temos algumas dicas de como começar:

1. Conheça o seu público-alvo

Identifique suas personas. É preciso conhecer a fundo seus clientes, o que inclui analisar os comportamentos deles e observar suas necessidades.

2. Esteja onde o seu público está

Saber onde seu público consome conteúdo permite que sua empresa o alcance com mais facilidade.

Ao mapear suas personas, fica mais fácil saber onde você deve investir tempo para se conectar com elas.

3. Crie conteúdo personalizado

Descobrir a forma correta de conversar com seu é uma das maiores artimanhas para garantir o engajamento.

Um público mais jovem terá preferência por uma linguagem mais despojada. Já personas mais corporativas podem preferir por um conteúdo mais sóbrio e direto, por exemplo.

4. Monitore os resultados

Também é preciso estar atento ao que os seguidores dizem sobre sua marca fora do perfil da empresa. Isso é bom para acompanhar as menções positivas, mas principalmente as negativas.

Veja aqui sobre qual a importância do feedback negativo para sua empresa.

5. Proporcione uma conexão humanizada

Já falamos por aqui sobre como o atendimento humanizado beneficia a sua empresa.

As interações acabam sendo uma das melhores estratégias para você saber se seus possíveis clientes estão satisfeitos ou não com a experiência que tiveram com você.

Você precisa demonstrar atenção e cuidado nas suas redes sociais se quiser manter um engajamento sólido.

6. Interaja para gerar engajamento

A ideia aqui é se fazer presente, se manter ativo. 

Além do atendimento humanizado, você precisa assumir o compromisso de interagir com outros usuários, comentar suas postagens e compartilhar seu conteúdo.

Conteúdo certeiro

Em síntese, o conteúdo é a lenha na fogueira do seu engajamento e o atendimento humanizado se torna seu maior aliado nessa estratégia.

Por isso, é preciso pensar de forma mais ampla em seus planejamentos.

É importante acompanhar de perto o desempenho das suas ações nas redes sociais.

Dessa forma, você consegue identificar que tipo de conteúdo que mais desperta o interesse do público e quais ofertas geram mais conversão.

Com uma criação de conteúdos assertivos e uma gestão eficiente, o engajamento promove o crescimento e a lealdade dos seus clientes.

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