atendimento por whatsapp

Atendimento por WhatsApp: como fazer da melhor maneira?

No início de 2020 o Whatsapp atingiu o marco de 2 bilhões de usuários no mundo inteiro. 120 milhões deles estão no Brasil. 

Segundo pesquisas, um terço dos usuários brasileiros mostraram intenção de compra pelo aplicativo no primeiro trimestre deste ano.

Esses dados mostram que, mesmo longe, o consumidor busca por aproximação e interação com as empresas. Já que não podem ir até o local físico, o online é a única saída.

O atendimento pelo WhatsApp é uma das formas mais personalizadas e efetivas do SAC 4.0 – a revolução digital no atendimento ao cliente que chegou para ficar (saiba mais sobre aqui).

Saber realizar um atendimento ao cliente da forma correta garante a experiência diferenciada que o consumidor procura e, dessa forma, garantindo a volta do mesmo para mais interação e, possivelmente, compras.

Qualidade, velocidade e conteúdo são apenas alguns dos pontos que devem ser trabalhados para que a empresa conquiste, definitivamente, um bom atendimento pela plataforma.

Como ter sucesso no atendimento por WhatsApp?

O primeiro passo para tal é o uso do WhatsApp Business, a versão do aplicativo de conversas criada especificamente para empresas.

A ferramenta é muito parecida com a versão original. A diferença está nas funcionalidades exclusivas para negócios, como, por exemplo, a possibilidade de criação de etiquetas, possibilitando a categorização da conversa.

Além disso, o uso do WhatsApp Business também mostra seriedade e profissionalização.

Utilizar o WhatsApp como plataforma de atendimento é oferecer ao cliente um suporte na palma da mão.

Abuse desse poder.

Utilize o aplicativo para oferecer um acompanhamento do produto para seu consumidor, ofereça produtos semelhantes e que possam ser do interesse dele, criando uma conexão genuína.

Quanto mais próximo e humanizado for o atendimento, mais o consumidor gostará da experiência e voltará a comprar da sua marca.

Assim como todo tipo de atendimento, lembre-se de colocar o cliente no centro da conversa, se resolutivo e proativo no contato.

O atendimento feito de forma impecável é o que traz o seu consumidor de volta.

A agilidade na resposta também é uma qualidade do WhatsApp e deve ser usufruída.

Os consumidores preferem o aplicativo justamente pela rapidez na devolutiva. 

O e-mail ainda tem a fama de ser mais ‘oficial’, mas a mensagem por aplicativo é mais fácil e ágil na resposta, além de não precisar de formalidade.

E falando em resposta, os consumidores buscam por devolutivas efetivas e resolutivas. Porém também gostam de quando a marca utiliza de ferramentas mais despojadas, como emojis, figurinhas e até mesmo os GIFs. 

A utilização das figuras de linguagem na conversa é bem-vinda desde que seja adequada à imagem da sua empresa.

Se a sua marca não se mostra mais flexível, por exemplo, não tente aplicar um conceito apenas por conta do canal. Seu cliente certamente identificará essa discrepância, o que pode criar o sentimento de desconfiança.

Em resumo, invista no monitoramento das mensagens, não deixe de responder e tente ser rápido e resolutivo.