Carregando...

Por que você precisa medir a reputação da sua marca na internet

A digitalização proporcionada pela internet mudou o mundo. Não somente as relações pessoais foram transformadas como também as formas de consumir das pessoas foram totalmente alteradas.

O que antes era baseado no pessoal, agora é realizado via posts, curtidas e comentários.

O marketing ‘boca a boca’ sempre foi o maior termômetro de reputação, tanto de sucesso quanto de fracasso. Mas diante da transformação digital, nos últimos anos, as empresas passaram a ter uma resposta quase que imediata da imagem que as pessoas têm sobre elas.

É por isso que, hoje em dia, saber medir corretamente a reputação de marca na internet é tão importante.

Mas, afinal, o que é reputação de marca e qual sua importância?

Reputação é, basicamente, a ‘fama’ que a sua empresa tem. Trata-se de um conceito resultado da junção de diversos fatores. Entre eles se destacam:

  • Imagem que os clientes têm da sua marca
  • Excelência no atendimento ao consumidor
  • Qualidade do produto ou serviço oferecido
  • Fidelidade à missão e aos valores apresentados pela empresa

    Uma boa reputação de marca garante resultados muito positivos para a empresa, seja nas vendas ou na chegada de novos leads, por exemplo. É a responsável por impulsionar a fidelização, novos negócios e parcerias. É aquilo que fará a sua empresa ser lembrada.

A importância do digital na reputação de marca

Entender como sua empresa é vista online é fundamental para qualquer empresa que queira alcançar o sucesso. Para isso, porém, é preciso que a marca monitore tudo que se refere a ela nos canais digitais.

Posts nas redes sociais e blogs, avaliações em sites como Reclame Aqui, reportagens na mídia, etc. Tudo que está na internet conta para a reputação digital da sua marca.

O consumidor confia muito mais em o que as pessoas – e a imprensa – dizem sobre uma marca do que em ações promovidas pela mesma.

A ideia é a seguinte: um feedback positivo sobre a sua marca em um grupo no Facebook, por exemplo, é muito mais efetivo do que uma ação de venda. Ele tem um poder de convencimento muito maior por ser a experiência genuína de uma outra pessoa.

A jornada de compra do consumidor moderno inclui uma pesquisa online – e off-line – não apenas de preço. As pessoas buscam saber mais sobre a empresa para tentar prever se terão uma experiência boa ou ruim ao se tornar cliente.

É por isso que um feedback negativo, por outro lado, é ainda mais poderoso. Um relato ruim relacionado à sua empresa pode levá-la a grandes prejuízos, tangíveis ou não.

Entender o que estão falando da marca e como ela é vista pelos atuais e potenciais clientes é ideal para conseguir direcionar a sua marca para o caminho do sucesso.

O monitoramento da marca na internet é de extrema importância para que a empresa possa manter a boa reputação por meio de manutenção dos comentários e postagens (replicando nas próprias redes, respondendo diretamente, entre outras opções) e também garantindo respostas ágeis em momentos de crise.

Medir a reputação de sua marca na internet é uma maneira de garantir, e até mesmo aumentar, os bons resultados.