Empatia no atendimento: como colocar em prática e encantar o cliente
Que o mercado está cada vez mais competitivo, todos nós já sabemos. Marcas disputam a atenção e a preferência dos consumidores em todos os canais e pontos de atendimento.
A partir dessa disputa, os detalhes se tornam fundamentais para se destacar da concorrência.
O atendimento ao cliente, algumas vezes subestimado pelas empresas, surge como grande diferencial.
Sai de cena o tratamento frio, impessoal e automatizado com o consumidor para que o atendimento humanizado os encante.
Ainda não conhece o conceito de atendimento humanizado? Veja mais informações sobre ele e seus benefícios aqui.
Poucas marcas apostam nesse tipo de contato, o que mostra uma oportunidade imensa para quem quer conquistar o cliente.
Aderir à humanização é essencial se a escolha da sua empresa for se conectar genuinamente com as pessoas.
Assim como ocorre no relacionamento pessoal, a empatia mantém saudável a relação entre marca e consumidores.
É necessário colocar-se na posição do cliente, ouvir e compreender suas necessidades e desejos para oferecer sempre as melhores soluções.
Convenhamos que essa não é uma tarefa fácil.
Por outro lado, quando se tem critérios de qualidade, você caminha na direção certa para encantar o cliente.
Desenvolvimento da empatia no atendimento ao cliente
Muitas vezes confundido com a ideia de solidariedade, ser empático é saber se colocar no lugar do outro e estar apto a agir diante dessa situação.
A ideia de estabelecer uma comunicação empática no seu atendimento é de construir e alcançar um relacionamento duradouro e positivo com seus clientes.
Existem três pontos chaves para uma comunicação mais empática:
- Compreender a perspectiva do outro.
- Sentir o que ele sente.
- Entender o que ele precisa de você.
Quando carregamos esses três pilares para o atendimento ao cliente, percebemos que esse tipo de comunicação pode transformar sua experiência de compra.
Colocando a empatia em prática no atendimento ao cliente
- Conheça seu público
Primeiramente, sua equipe de atendimento precisa conhecer muito bem as personas do seu público alvo.
Assim, seus colaboradores saberão exatamente como conversar com os prospectos e/ou consumidores de forma mais agradável e assertiva.
- Pratique a escuta ativa
Ser empático é, antes de tudo, ser um bom ouvinte.
É se colocar na posição do cliente, entender as suas expectativas e criar a melhor forma de resolver o problema apresentado.
- Trate o cliente de maneira personalizada
Um mesmo problema pode ser encarado de maneiras diferentes pelo seu público.
Cada pessoa é diferente e lida com as adversidades de maneiras diferentes também.
Por isso, lembre-se da importância de entender a individualidade de cada um e fazer um atendimento personalizado.
Conexões que transformam
Além da empatia no atendimento, é preciso ter conhecimentos e habilidades para colocá-la em prática da maneira mais correta possível.
Não basta a boa intenção e a disposição. É preciso também os fundamentos base para desempenhar um grande trabalho e conquistar os consumidores.
Colocar afeto em todas as etapas do atendimento é aquele toque especial que te permitirá estar sempre um passo à frente dos concorrentes.
Os resultados finais serão os melhores possíveis, materializados no aumento de conversão, satisfação e, por fim, fidelização.
Podemos considerar a empatia como um dos mais importantes “superpoderes” que trazem mudanças e modificam até mesmo conclusões.
Trata-se de um “superpoder” que, certamente, ajudará a fazer a diferença na sua empresa e o melhor no dia a dia dos colaboradores também.