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Como fazer um pós-venda eficiente e fidelizar clientes

Sem dúvida, o pós-venda das empresas é uma área fundamental, pois auxilia na manutenção dos clientes e também na redução dos churns para empresas que oferecem serviços.

Nesse contexto, separamos algumas dicas de como sua empresa pode fazer o melhor pós-venda para os clientes. Acompanhe!

Qual é a importância do pós-venda para as empresas?

Muitas empresas investem em atrair novos clientes para sua base, entretanto o alto investimento em atração deve ser proporcional ao da fidelização dos clientes que já estão na carteira.

Assim sendo, cabe a uma bem estruturada área de pós-venda o papel de oferecer o melhor suporte para o cliente. Esse trabalho leva como benefício:

  • Aumento da confiança do cliente;
  • Indicação orgânica dos serviços ou produtos da marca;
  • Aumento da satisfação com redução do risco de churn e de tornar-se detrator.

Estratégias para um pós-venda eficiente

Até aqui, você leu como é importante ter uma área de pós-venda para a manutenção do bom relacionamento com os clientes. 

Agora, veja as principais estratégias que sua empresa pode utilizar para deixar a área mais eficiente! Acompanhe!

1 – Tenha uma área proativa

Antecipar as dores dos clientes é uma estratégia muito importante e aumenta o bom relacionamento entre o cliente e a marca.

Dessa forma, busque entrar em contato para saber se o cliente precisa de alguma ajuda. Também vale atualizar o cliente com novas informações sobre um produto ou serviço.

Deixar o cliente sem ter informação alguma e esperar ele entrar em contato com sua empresa esfria o relacionamento e aumenta o risco dele procurar um concorrente que ofereça um tratamento mais acolhedor.

2 – Ofereça benefícios para os clientes

Outra forma de garantir a eficiência da área de pós-venda é oferecer benefícios pela fidelidade do cliente com a sua empresa.

Nesse sentido, ofereça descontos e promoções para seus clientes quando houver novos lançamentos de serviços ou produtos.

Vale também realizar parcerias com outras empresas para oferecer serviços exclusivos. 

Tudo isso, sem dúvida, aumenta o poder de valorização do cliente e faz com que ele veja o valor de permanecer cliente da sua marca.

3 – Esteja sempre disponível para seus clientes

Oferecer diversas opções de canais de atendimento ao cliente é um ponto muito importante para as empresas.

Quando sua marca não está disponível ou não oferece opções de atendimento, isso, sem dúvida, aumenta a insatisfação e frustra o cliente.

Mapeie sempre os canais favoritos e os principais horários que os clientes falam com você. Fazendo isso, sua empresa garante um pós-venda eficiente e clientes mais satisfeitos.

4 – Tenha pós-venda empático e que escute o cliente

Quando o cliente entra em contato para resolver algum problema ou até mesmo tirar alguma dúvida, a empresa precisa escutar o que o ele tem a dizer.

Por outro lado, minimizar o problema ou até mesmo passar informações padronizadas não gerará um bom relacionamento e pode irritar o cliente.

Nesses casos, foque em um atendimento conversacional e humanizado, entendendo o cliente e propondo uma ação resolutiva para o que ele tem a dizer.

5 – Invista na qualificação do seu time de pós-venda

O cliente interno é tão importante e relevante para uma área de pós-venda como o cliente externo, que adquire seus produtos ou serviços.

Por isso, invista em qualificar a sua equipe de atendimento para:

  • Passar segurança para o cliente;
  • Resolver os problemas da melhor maneira possível;
  • Passar as informações corretas do produto ou serviço;
  • Identificar oportunidades de cross-sell e up-sell.

Fazendo esse investimento, o cliente tem a certeza portanto de que está recebendo a informação correta, evitando ter que retornar o contato e tirar novamente as dúvidas.

Além disso, com a equipe valorizada e bem treinada, o cliente acaba recebendo o reflexo na forma de ser tratado pela empresa, sem dúvida.

Conclusão

Ao aplicar essas estratégias para fazer um pós-venda mais eficiente, sua empresa garante dessa forma uma satisfação ainda maior com os clientes.

Atualmente, a melhor experiência depois da compra é muito valorizada. Além disso, é ponto chave para definição até mesmo se um novo cliente irá comprar de você ou do concorrente.

Portanto, invista em deixar sua área de pós-venda bem estruturada e mantenha a boa relação com os seus clientes para usar como diferencial na atração dos novos.

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