Cliente ideal

O que é ICP (cliente ideal)?

O Ideal Customer Profile (ICP) é o conjunto de características que define seu perfil de cliente ideal. É basicamente como criar uma persona unindo cada ponto positivo da representação de clientes mais interessante para a sua empresa negócio.

Você, provavelmente, já se perguntou “qual é o tipo de cliente que me mais traz retorno?”, não é mesmo?

Pense naquele consumidor que compra de você e que está alinhado com o tom de voz da sua marca. Ele também deve propagar o seu produto e se mostrar extremamente satisfeito, gerando pouca dor de cabeça para a empresa.

Ao conhecê-lo a fundo, com certeza encontrará aspectos que comprovam o porquê ele é o cliente ideal.

Ou seja, algumas das características desse cliente estarão no seu ICP.

Definir quais são esses atributos agrega muito para a estratégia comercial e de marketing da empresa, principalmente em casos de jornadas de compra mais longas e complexas.

Nesse tipo de situação, reduzir custos e abreviar a jornada de compra são os grandes desafios para alcançar melhores resultados.

Com o ICP definido, essas tarefas se tornam mais fáceis.

Como definir o ICP?

Para definir seu perfil ideal de cliente é preciso encontrar algumas características importantes. São elas que vão indicar quais são os consumidores que você precisa analisar a fundo e conhecer.

Confira as principais abaixo:

Fidelidade: quais clientes estão consumindo seu produto ou serviço há mais tempo que o esperado?

Ticket médio: quem traz mais retorno financeiro para sua empresa?

Relacionamento: qual é o cliente que interage bem com a marca? Ele tem uma relação saudável, passando feedbacks e contribuindo para o crescimento?

Pagamento: o cliente atrasa pagamentos? É possível fazer Upsell, Cross-Sell ou retomar o ciclo de vendas? 

Experiência do usuário: ele obtém resultados positivos com as soluções da empresa? A experiência nos canais de comunicação é satisfatória? 

Essas são algumas características de clientes que oferecem valor para a empresa. Esse tipo de perfil é o que deve ser buscado ao criar estratégias e se comunicar com o público. 

Como o ICP te ajuda a vender mais? 

O perfil ideal de cliente, por si só, já cria um aspecto mais vantajoso para empresa e, consequentemente, mais rentável. 

Isso significa que, quanto mais alinhados com o ICP os clientes estiverem, maior será o lucro e mais fácil será fazer a venda. 

Torna-se muito mais simples se relacionar com o cliente que se encaixa no perfil, o que otimiza as estratégias em diversos pontos.

Ao criar um conteúdo, fazer anúncios ou até mesmo negociações, o caminho a seguir já é estabelecido, facilitando muito a conversão e aproximando a marca do seu objetivo. 

Assim, quanto mais simples for o processo de vendas, menos dinheiro e tempo precisarão ser investidos para realizar a conversão e fazer daquela pessoa um cliente satisfeito com a entrega. 

Por esses motivos é muito vantajoso definir o ICP e sempre conhecer bem o seu público alvo.

Lembre-se, porém, de que o ICP pode ser parecido com a buyer-persona e o público alvo, mas não são a mesma coisa. Essas características também são fundamentais, mas caminham junto com o perfil de cliente ideal para uma estratégia realmente afetiva.

Materiais Ricos

  • E-books
  • Infográficos
  • Reports
  • Webinars

Tenha acesso a diversos materiais para download gratuito.

Últimas postagens

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail os principais conteúdos sobre Atendimento ao cliente, Customer experience e Customer Success