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Customer Centric

O que é Customer Centric e como essa cultura ajuda a fidelizar clientes?

O conceito de customer centric é traduzido pela ação de colocar o cliente como centro das atenções. A satisfação do consumidor e uma experiência positiva com a empresa se unem em um pilar fundamental para negócios que buscam fidelizar e conquistar compradores.

Com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso buscar sempre por diferenciais e garantir o contentamento do cliente. É por esse motivo que diversas empresas estão implantando a cultura customer centric – cliente no centro.

Mas como isso funciona na prática?

Primeiro, é preciso entender e reconhecer o cliente como um dos ativos mais valiosos dentro da sua empresa.

Como resultado da transformação digital, o público tem muito mais acesso à informação. Isso faz com que se torne cada vez mais exigente.

Ou seja: é cada vez mais difícil encantar e conquistar o consumidor.

Por outro lado, ao se identificar com uma marca que proporciona experiências memoráveis, ele se aproxima de tornar-se um cliente fiel do seu negócio.

Quer mais motivos para entender e aplicar o customer centric na sua empresa? Siga a leitura e nós te explicaremos mais sobre esse conceito tão valioso na atualidade.

Customer centric não trata apenas do produto

A maioria das empresas que fidelizam clientes são adeptas à cultura customer centric.

Mas para realmente afirmar que um negócio aplica o conceito, é necessária uma adequação completa.

Para colocar o cliente no centro das atenções, uma companhia precisa que todos os colaboradores adquiram esse ponto de vista.

Todos os setores têm que ter um objetivo alinhado: proporcionar uma boa experiência ao consumidor em todos os pontos de contato.

Não basta apenas agradar antes da venda. Depois de se tornar cliente, ele também vai querer a mesma atenção e um tratamento que o ajude em diversos momentos. Isso também inclui a situação de cancelamento de um serviço ou devolução de um produto, por exemplo.

Um exemplo prático que podemos citar é o atendimento.

Ao deixar o cliente na mão, não o tratar de maneira humanizada e não resolver o problema dele, a empresa não está aplicando o conceito de customer centric.

Muito além do produto, ao contatar a empresa para tirar uma dúvida ou solucionar um problema, ele precisa de atenção. Ele busca uma experiência agradável e que corresponda às suas expectativas.

Caso isso não seja uma prioridade, sua empresa não está aplicando o básico do conceito de colocar o cliente como centro das atenções. 

Aplicar a cultura da melhor maneira passa por entender a fundo quem é o seu cliente.

Uma vez que o perfil de cada persona do seu público-alvo é traçado, você precisa de estratégias que entregam sinergia em todos os pontos de contato.

Só assim conseguirá proporcionar experiências cada vez mais marcantes e satisfatórias ao seu consumidor. 

Quais são os resultados da estratégia customer centric?

Essa cultura encurta cada vez mais o laço da sua empresa com os clientes. Assim, mantê-los satisfeitos e próximos na maioria das situações se torna um dever.

Ao aplicar o conceito com sucesso, seu negócio encontrará resultados expressivos.

Maior satisfação do cliente, melhor reputação de marca e uma ótima imagem perante às pessoas que já conhecem a sua marca, mas também para aquelas que não conhecem.

Além disso, clientes fiéis tendem a recomendar muito mais a marca, aumentando seu alcance organicamente. Enquanto o número de clientes que se identificam com a marca aumenta, mais sólida ela fica.

Isso, com certeza, virá a se concretizar como mais faturamento e lucro para o seu negócio.