Carregando...
Como otimizar a equipe de atendimento

4 dicas essenciais para otimizar sua equipe de atendimento

Gerenciar uma equipe de atendimento não é uma tarefa fácil. Os clientes estão cada vez mais exigentes e os canais de comunicação cada vez mais diversificados.

Com o avanço da tecnologia os clientes buscam sempre ser atendidos em seu canal de preferência, seja via chat em um site, nas redes sociais, telefone ou algum aplicativo de mensagens.

Os profissionais de atendimento, por outro lado, precisam de um ambiente saudável e que os incentive a atender ainda melhor o consumidor.

Só assim sua empresa alcançará a tão desejada satisfação do cliente. Aliás, um consumidor satisfeito pode significar a escolha da sua empresa em um cenário onde há um mar de concorrentes diretos e indiretos.

A chave para os seus problemas pode estar em promover uma boa experiência do cliente.

Para isso, no entanto, é preciso prover um atendimento humanizado e resolutivo.

Parece complicado, mas nós podemos te ajudar. Preparamos algumas dicas para ajudar a gerir e otimizar a sua equipe de atendimento.

Confira abaixo:

  1. Conheça muito bem a sua equipe de atendimento

Estar próximo dos colaboradores é de grande valor para todos os gerentes de uma empresa. No atendimento, isso é ainda mais valioso.

Seu time é o responsável por se conectar com o cliente diretamente. São essas pessoas que lidarão com o público e terão a difícil tarefa de transmitir os conceitos da marca e tornar a experiência do consumidor a melhor possível.

Por isso, nada melhor que conhecer a fundo quem são essas pessoas. Conheça seus pontos fracos, encoraje e incentive melhoras para estar sempre melhorando as métricas e proporcionando um ambiente propício para um bom atendimento ao cliente.

  1. Incentive seu time a ‘vestir a camisa’

Ao conversar com um cliente, o atendente precisa conhecer todas as informações sobre a empresa melhor do que qualquer um.

Além de demonstrar conhecimento sobre o assunto, o profissional transmite autoridade. O consumidor, por sua vez, se sente mais confiante de que que seu problema será resolvido de maneira simples e humanizada.

Isso conta, e muito, para uma boa experiência do cliente.

É fundamental que o atendente conheça tudo sobre o produto e também sobre a marca, seus conceitos, valores e ideias, mostrando real conexão durante o atendimento.

  1. Mantenha sua equipe sempre motivada

Metas e incentivos são um grande diferencial para equipes de atendimento.

Ao ter um objetivo em mente, o colaborador se sente muito mais motivado para exercer sua função.

Mas tome cuidado! Quando aplicadas de maneira errada, as metas podem apenas causar pressão e desconforto à equipe de atendimento.

  1. Nunca se esqueça dos feedbacks 

Dar feedbacks sempre que possível é essencial. E não estamos falando apenas dos feedbacks negativos e cobranças.

Parabenizar um colaborador por um bom trabalho aumenta a sua produtividade e a sua motivação.

Já os feedbacks negativos também são importantes. Só assim será possível mostrar ao profissional onde ele precisa e pode melhorar.

Quando a aproximação é feita da maneira correta e o feedback é passado sem causar uma impressão negativa, as chances de melhoria aumentam.

É possível, ainda, perceber como está o desempenho da equipe de atendimento analisando os feedbacks.

Esse tipo de análise ajuda a entender em que pontos o time como um todo e cada colaborador pode melhorar. 

Esperamos que essas dicas possam ajudar a sua equipe a melhorar cada vez mais e prestar um atendimento resolutivo e humanizado.

Sempre tenha em mente que a satisfação do cliente está diretamente ligada aos resultados financeiros da empresa.

Também não podemos esquecer a importância do conforto e motivação dos colaboradores para sempre contribuir para uma boa experiência do cliente.

Funcionários insatisfeitos atrapalham os resultados da empresa como um todo. Por isso, busque sempre construir um bom ambiente de trabalho.