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Reputação Online

Quais ações melhoram a reputação online de uma empresa

Ter uma boa reputação de marca é essencial para qualquer empresa. Essa boa imagem precisa ser transmitida em todos os pontos de contato com o cliente, principalmente nos canais digitais.

É a reputação que vai aumentar resultados, assim como trazer novos clientes e fidelizar os que já conhecem a empresa.

Mas como melhorar a reputação de uma empresa na internet?

Monitorar ativamente e interagir nas redes sociais, criar canais de atendimento digitais realmente efetivos e resolutivos, proporcionar uma boa experiência são alguns dos exemplos.

Mas antes de partir para a ação, é preciso entender melhor o que é reputação de marca e como ela impacta os negócios.

O que é reputação de marca?

Reputação é a fama que a sua empresa tem entre os clientes e não clientes. Trata-se da opinião do público quanto à sua empresa.

Alguns dos fatores que garantem uma boa reputação são: bom atendimento ao cliente; público-alvo definido; missão, visão e valores claros e compatíveis com a realidade da empresa; entre outros.

Ter uma boa reputação significa ter mais compradores em potencial e, consequentemente, um melhor resultado em vendas.

Quais ações melhoram a reputação da minha empresa na internet?

Tendo em mente o que é e como a reputação de marca impacta, voltamos nossas atenções às ações necessárias para melhorá-la online.

Algumas ações que podem te ajudar a melhorar e a garantir uma boa reputação da sua empresa na internet.

Confira abaixo:

1. Seja interativo e resolutivo nas redes sociais

As redes sociais já são uma ferramenta primordial para fazer com que os consumidores conheçam a sua empresa. Mas só contar com um perfil e postagens recorrentes não é o bastante.

Invista em uma presença digital de peso em canais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Conte com profissionais para interação e real conexão com os clientes por lá.

Crie conversas genuínas, responda a todas as mensagens e entregue uma experiência valiosa às pessoas que utilizarem esses canais como ponto de contato com a sua empresa. 

Não se esqueça de criar engajamento! As redes sociais oferecem diversas maneiras de aproximar a empresa do cliente.

2. Monitore todos os pontos de contato digitais

Saber o que estão falando sobre a sua marca é de extrema importância para a reputação. É uma forma de entender pontos positivos e negativos para entender onde é necessário melhorar para conquistar os consumidores.

É imprescindível lembrar também das redes especializadas, como Reclame Aqui. Os consumidores confiam no que está lá. Por isso, ter avaliações positivas e pontuações altas auxiliam na reputação da empresa.

3. Invista em uma boa experiência

As grandes empresas utilizam de press kits ou influenciadores de grande alcance para mostrar aos consumidores que não oferecem um produto, mas sim uma experiência.

Mas nem tudo se trata de grandes ações.

O simples ato de responder os clientes nas redes sociais ou oferecer uma experiência de compra diferente, como um provador virtual no caso de lojas de roupa, já torna a compra uma experiência diferente.

4. Não descuide do pós-venda

Mantenha contato com o seu cliente mesmo após a compra.

Mostrar que a empresa se importa com ele, que se lembra dele a que até “sente saudades” cria uma relação afetiva. Isso pode vir a fidelizar o consumidor, o fazendo lembrar da marca e volte a considerar no futuro.

Deixe-o sempre informado quanto a novidades via e-mail marketing ou redes sociais, crie um programa de fidelidade, envie mensagens personalizadas. Essas são algumas das maneiras de otimizar o pós-venda e, consequentemente, melhorar ainda mais a reputação da empresa na internet.

5. Cuide da imagem da sua empresa

Os consumidores estão cada vez mais antenado aos valores da empresa e ao que ela realmente entrega. Ter missão, visão e valor condizente com as ações da empresa valoriza muito a imagem da mesma e, então, sua reputação.

Cometeu um erro? Tudo bem, reconheça e mostre que mudou. O fato de entender que errou e lutar para mudar mostra maturidade e que a empresa se importa com a opinião dos clientes.