Equipe Enxuta

Como aumentar a produtividade no atendimento com uma equipe enxuta?

Atualmente, ter muitos funcionários não é mais sinônimo de alta produtividade. As equipes enxutas estão tomando conta do mercado, trabalhando de forma cada vez mais inteligente e eficiente.

Mas como alcançar uma alta produtividade mesmo com um time reduzido? 

O atendimento lida diretamente com o cliente. Então, o primeiro passo é estabelecer que a qualidade não caia por conta de ter uma equipe menor.

Os processos precisam ser adequados para que o objetivo final – solucionar os problemas do consumidor – não seja afetado. Afinal, nenhuma empresa quer perder clientes, não é mesmo? 

Com as ferramentas, estrutura e estratégias corretas é possível entregar o melhor atendimento ao cliente, mesmo com uma equipe enxuta.

Por isso preparamos algumas dicas a seguir para te ajudar nessa missão.

Antes de tudo, prepare-se para a mudança

Se adaptar é o primeiro passo para um atendimento com equipe enxuta. A empresa precisa buscar ferramentas e criar novos processos adequados a essa nova realidade, sem deixar, em nenhuma ocasião, que a migração impacte na qualidade da relação com o cliente.

Os profissionais também precisão estar à par de toda a mudança e participarem ativamente do processo. Aliás, eles são peça fundamental para esse modelo de atuação.

Em vez de um atendimento sobrecarregado e descontente, o modelo enxuto busca o bem-estar coletivo: clientes e colaboradores.

Não deixe de conversar com sua equipe. Além de estarem motivados, eles devem entender como essas mudanças serão positivas para todos. Dessa forma, eles saberão que elas são todas voltadas para aumentar a produtividade. 

Otimize a resolução do atendimento

Ao procurar por suporte, o cliente sempre busca um atendimento simples, rápido e resolutivo. Coloque uma meta de resolução de problemas na menor quantidade de contatos possível, de acordo com o seu negócio.

Ao estabelecer uma meta, você passa a mensurar a média de contatos e como otimizar o seu atendimento.

Automatize as tarefas repetitivas

Equipes de atendimento tradicionais gastam muito tempo em tarefas repetitivas. São ações que tomam tempo e que podem ser automatizadas, como e-mails de follow-up e atualização, mensagens de acompanhamento e até coleta de dados.

Ao utilizar uma boa ferramenta sua equipe irá ganhar mais tempo hábil para desenvolver funções realmente importantes.

Além de melhorar o dia a dia dos colaboradores, você ainda otimiza a experiência do usuário e fica mais próximo de atingir maior satisfação.

Como sempre falamos por aqui, proporcionar uma boa experiência para o cliente é peça chave para ter mais resultados.

Inspire o trabalho em equipe

Para equipes enxutas, o trabalho em equipe é essencial.

Assim como desempenhar funções mantendo a comunicação entre os colaboradores, essa prática pode se tornar o grande diferencial do seu time. 

Reuniões diárias e dinâmicas em grupo podem contribuir para isso.

Quanto mais os colaboradores se comunicarem, mais fácil será de proporcionar um atendimento mais resolutivo e humanizado. Com todos alinhados e trabalhando juntos, a produtividade tende a subir. 

Podemos ver que há diversas vantagens em trabalhar com equipes enxutas. Ao mesmo tempo, ela traz cada vez mais resultados conforme a marca cresce e o negócio evolui.

Essas vantagens vão muito além da redução de gastos. O seu foco principal está em trazer uma boa experiência para os clientes, valorizar os colaboradores e entregar um atendimento mais resolutivo.

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