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Líder Da Equipe

4 competências essenciais para o líder da equipe de atendimento ao cliente

Ser líder de uma equipe de atendimento ao cliente não é fácil. Gerir diversas pessoas, alinhar as expectativas e ainda analisar os resultados estão entre as tarefas desse profissional, que se torna cada vez mais necessário no mercado de trabalho.

O atendimento ao cliente já é uma das áreas mais importantes dentro das grandes empresas.

As marcas que se adequam ao conceito Customer Centric dão ainda mais valor para esse setor.

Empresas adeptas dessa cultura são, como o próprio nome já diz, voltadas para a satisfação do cliente. Buscam sempre oferecer a melhor experiência e humanizar a relação entre marca e consumidor.

Dentro desse cenário, o gestor deve estar por dentro de todos os valores da marca e os processos operacionais. Além disso, ainda precisa ser próximo dos colaboradores e estar sempre atento à atuação deles.

Cresce, então, a necessidade de adquirir competências e treinar habilidades para lidar com tantos desafios.

Pensando nisso, separamos uma breve lista com 4 competências essenciais que todo líder precisa ter para gerir uma equipe de atendimento ao cliente.

Confira abaixo:

  1. Inteligência emocional

A inteligência emocional é fundamental para um cargo de gerência. Lidar diariamente com a responsabilidade de comandar uma equipe necessita que o profissional se entenda e saiba seus pontos fortes e fracos.

Ao se conhecer melhor, o líder proporciona mais segurança a todos que estão em volta.

Os atendentes passam a confiar mais em suas decisões e entender cada ação tomada pelo gestor.

Com feedbacks diários e contato direto com os colaboradores, é preciso saber escutar, compreender e propor uma solução mais empática possível.

Uma vez que essa humanização parte do gestor, o entorno a absorve e transmite de dentro para fora da empresa, direto no contato com o cliente. 

  1. Conhecimento interno da empresa

A importância de estar por dentro de tudo o que envolve a empresa também é uma necessidade básica para o gestor da equipe de atendimento.

Só assim ele poderá inspirar confiança e autoridade para ajudar a resolver os problemas dos clientes e também dos colaboradores.

Assim como a cultura da empresa, conhecer profundamente o produto também é essencial. Ser eficiente no dia a dia da gestão da equipe está diretamente ligado ao conhecimento adquirido e também à forma que o líder o transmite para todos em volta dele.

  1. Organização e multi-tasking

Além de gerenciar pessoas, o responsável pela equipe precisa desempenhar diversas outras tarefas como montar o plano de atendimento, gerir e implantar ferramentas, analisar métricas e relatórios de desempenho, otimizar processos e muito mais.

Esse verdadeiro desafio se prova diariamente quando surgem demandas de última hora. Para lidar com isso, o gestor tem que estar sempre bem organizado e saber que precisará realizar vários afazeres sem se perder nessa rotina.

  1. Visão inovadora

Além de todas as tarefas citadas acima, é necessário sempre buscar a inovação neste cargo.

Estar constantemente em contato com processos e ferramentas faz com que o gestor seja a pessoa ideal para trazer novas soluções para o atendimento.

É esse profissional que poderá sugerir e implementar novidades para otimizar o trabalho do setor, melhorar o ambiente de trabalho e otimizar os resultados.

Hoje em dia, para se destacar, é preciso inovar ao máximo e estar sempre por dentro das novidades do meio.

Um cargo de líder confere autonomia para que o gestor possa testar sempre com o foco em aumentar os resultados.

Além dos resultados financeiros, tenha sempre em mente que o atendimento humanizado é tão importante quanto humanizar o ambiente de trabalho. Tenha empatia com seu time e busque trabalhar em equipe para alcançar o sucesso.