Como preparar o seu atendimento para a Black Friday?

Sem dúvida, ter um bom atendimento ao cliente na Black Friday é crucial e cada vez mais relevante até mesmo no processo de decisão de compra. 

Essa é uma das datas mais esperadas para o comércio em geral, e não se resume apenas às vendas em si. Planejamento estratégico, treinamento de equipe e transparência são alguns dos tópicos mais importantes para alcançar bons resultados. 

Ademais, ter clientes satisfeitos nesses períodos de alta aumenta as chances de comprarem da sua marca novamente durante o ano todo. 

Por conta disso, preparamos este conteúdo para você se destacar na Black Friday 2021.

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1 – Ofereça treinamentos para sua equipe atender bem na Black Friday

Em datas como a Black Friday é certo que imprevistos acontecerão. Assim, faça um treinamento pré Black Friday. 

Sua equipe de atendimento precisa ser capaz de resolver qualquer problema, corrigi-lo de maneira eficiente e deixar o consumidor com a sensação de que recebeu a atenção merecida.

Por isso, é essencial que todos tenham um discurso bem alinhado para atender o consumidor da melhor maneira.

2 – Tenha controle do estoque e um bom planejamento logístico para oferecer um bom atendimento na Black Friday

Para evitar dores de cabeça durante a Black Friday, nada mais importante do que planejamento. Para garantir entregas no prazo e que os produtos anunciados estarão de fato disponíveis para o consumidor, você deve ter um bom planejamento.

3 – Tenha agilidade no atendimento

Sabemos que as lojas virtuais têm recebido muitas demandas de novos consumidores, e isso, sem dúvida, irá se intensificar na Black Friday.

Com esse aumento significativo de novos clientes, a demanda por atendimento também segue a mesma linha crescente.

Esse aumento na demanda pode ser positivo e impulsionar sua marca, ou criar muitos detratores, prejudicando sua reputação no pós-Black Friday. Assim, é importante prestar um suporte rápido e eficiente.

Planeje-se estipulando um SLA de atendimento e focando em recolher o máximo possível de informações relevantes.

Desse modo, nunca deixe os clientes sem resposta e sempre que possível busque ao máximo resolver o problema no primeiro atendimento.

4 – Esteja disponível nos principais canais

Vivemos na era digital, as possibilidades de comunicação entre empresas e consumidores são muitas. Não faz muito sentido a sua empresa estar disponível em um canal em que quase nenhum cliente se comunica com você.

Desta forma, é importante ser ativo nos principais meios de contato como redes sociais, e-mail, SAC etc. 

Para facilitar a comunicação com seu cliente na Black Friday, vale a pena investir também em ferramentas CRM, como Zendesk, por exemplo, que centralizam vários canais digitais em uma única plataforma.

5 – Seja transparente com o cliente

Em datas como a Black Friday é certo que problemas acontecerão. O seu consumidor sabe disso, então a maneira como sua marca vai resolver é o que realmente importa para evitar futuras crises.

Investir na transparência com os clientes e treinar a equipe de atendimento é crucial para ganhar a confiança deles, mesmo que fiquem extremamente revoltados com a empresa a princípio.

Portanto, deixe o cliente sempre bem informado sobre o que você está fazendo para resolver o problema e responda com clareza a todos os questionamentos feitos durante o atendimento.

6– Seja empático e dê boas experiências para os clientes

Na Black Friday os consumidores ficam extremamente ansiosos com a compra e chegada dos seus produtos, que carregam uma carga emocional e afetiva bem grande.

O papel do atendimento é ser empático. Se colocar no lugar do cliente deixa o atendimento menos estressante e gera uma relação de confiança com a marca.

Como sempre diz Gisele Paula, co-fundadora do Reclame Aqui e atual fundadora do Instituto Cliente Feliz, faça o básico bem feito. Entretanto, quando surgir uma abertura, surpreenda o cliente, oferecendo algo além da expectativa. 

Se o produto atrasou, peça desculpas e ofereça soluções (novo prazo, devolução do dinheiro etc) e surpreenda: ofereça um desconto para nova compra, reembolse o frete etc.

Portanto, dar uma experiência agradável é uma ótima oportunidade para fidelizar clientes e conseguir novos por meio de propaganda orgânica.

Leia também: 5 dicas para atender bem nessa Black Friday

Como Pulse Solution irá ajudar no bom atendimento na Black Friday 2021!

Pulse Solution é um serviço de atendimento terceirizado para empresas que precisam fortalecer o relacionamento com seus clientes.

Fornecemos uma operação 100% remota, que realiza diversos tipos de atendimento em todos os canais digitais (redes sociais, Reclame Aqui, telefone e muito mais)