Blog Post - Atendimento online como melhorar o SAC da sua empresa-01

Atendimento online: como melhorar o SAC da sua empresa

Com a evolução da tecnologia nos últimos anos, o atendimento online ganhou espaço e o gosto dos consumidores, que recebem suporte de maneira rápida e eficiente em questão de minutos pelas redes sociais ou Whatsapp, por exemplo.

Por essa razão, os canais online de atendimento precisam fazer parte da rotina do SAC das empresas para garantir a melhor experiência possível para os clientes.

Neste artigo, apresentamos dicas e insights para sua empresa aplicar e melhorar dentro da operação de SAC por meio dos canais de atendimento online. Confira!

Como funciona um atendimento online?

Antes de mais nada, um atendimento online é todo aquele realizado conectado à internet e que utiliza-se de plataformas que servem como meios para a comunicação entre consumidores e empresas.

Dessa forma, existem diversos canais de atendimento que são online atualmente, como Whatsapp, redes sociais, Reclame Aqui, email etc,. Os consumidores os utilizam como fonte de informação, reclamação ou até mesmo de compra.

Nesse contexto, não há como negar que a jornada de compra dos clientes atualmente passa pelos diversos canais online de atendimento das empresas.

Benefícios do atendimento online

Por ser online, para os consumidores existe a praticidade de, em poucos cliques, ter uma dúvida respondida ou problema resolvido. 

Já para as empresas, o benefício está atrelado às informações recebidas, que podem ser mapeadas para melhoria na experiência dos clientes com a empresa.

Além disso, com o conceito de omnichannel, um ticket de atendimento aberto em um canal pode ser continuado em outro, deixando a experiência de atendimento muito mais intuitiva e agradável para os clientes.

Dicas para melhorar o SAC com atendimento online

A seguir, separamos algumas dicas importantes, que podem fazer a diferença em como o cliente enxerga a sua empresa e os seus canais de atendimento.

1 – Personalize e humanize seu atendimento online 

A humanização no atendimento ao cliente é fundamental, pois cria-se um vínculo entre o atendente e o cliente. Esse vínculo auxilia muito na experiência principalmente se o foco do atendimento for uma reclamação, por exemplo.

Vale destacar que a humanização do atendimento deve ser natural, como uma conversa mesmo. Outra dica super relevante é aplicar o conceito de escuta ativa também para o online:

  • Confirme sempre que está entendendo
  • Dê espaço para o cliente explicar e não o interrompa

Tudo isso portanto é levado em consideração pelo cliente, que pode passar a olhar a empresa com um olhar mais confiável, sentindo-se menos um número e mais uma pessoa.

 2 – Atenda os canais de preferência dos seus clientes

Estar presente nos canais de atendimento que sua empresa acha essencial é importante, entretanto, mais importante ainda é que essa decisão exista por meio de análises sobre o perfil dos clientes.

Um exemplo é o canal Reclame Aqui: se os clientes sempre postam reclamações por lá, e sua empresa ignora o canal, isso pode gerar uma reputação ruim dentro da plataforma.

Por essa razão, principalmente no online, fique atento e investigue os canais preferidos dos seus clientes para falar com sua empresa.

3 – Otimize os processos do atendimento

Se a operação de atendimento da sua empresa estiver com um grande volume de tickets, é importante considerar plataformas de atendimento que otimizem e organizem esse volume.

Ao otimizar o atendimento em multicanais, sua empresa então ganha velocidade, e o cliente, uma experiência melhor no suporte recebido.

Outro ponto importante é a facilidade de analisar os dados recebidos na plataforma, como Tempo Médio de Atendimento, Solução dos Problemas, Backlogs, entre outros KPIs.

4 – Considere terceirizar a operação de atendimento online

A terceirização de atendimento ao cliente ficou muito mais fácil e simples para as empresas que querem especialistas prestando suporte para seus clientes.

Principalmente pelos canais digitais, com a terceirização de atendimento, fica mais simples mapear KPIs relevantes e ainda garantir a satisfação e qualidade do atendimento realizado.

Por meio da terceirização dos canais online, portanto é possível ainda:

  • Dedicar um time especializado para determinado canal online;
  • Manter o Brand Voice da marca;
  • Receber relatórios e análises dos atendimentos realizados.

Assim sendo, esses são itens que sua empresa pode ganhar ao terceirizar os canais online, e Pulse Solution entrega todos para sua marca, com profissionais experientes em atendimento ao cliente.

Se tiver interesse em saber como funciona uma terceirização de canais online, podemos conversar com você e passar um orçamento para a sua empresa

Receba mais conteúdo sobre atendimento ao cliente

Nosso blog está repleto de conteúdos sobre atendimento ao cliente. Quer conteúdos mais ricos? Acesse então nossa seção de Materiais Gratuitos com diversos temas relacionados ao universo de atendimento ao cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.